2006/02/04

 

Prólogo de Como ajudar a seu filho durante os primeiros anos da adolescência

Os primeiros anos da adolescência costumam ser uma etapa desafiante tanto para os pais como para os filhos. Os pais a miúdo sentem-se logo mal preparados e podem considerar os anos entre os 10 e os 14 como uma etapa que é preciso "aguentar até que passe". No entanto, as últimas pesquisas científicas, da mesma forma que o senso comum, indicam-nos que esta atitude é muito limitante. Durante os primeiros anos da adolescência, os pais e as famílias podem exercer uma grande influência sobre o crescimento e o desenvolvimento de suas crianças. Não lhes damos o crédito que merecem se esperamos muito pouco dos rapazinhos e deixamos de nos dar crédito como pais se achamos que não temos muita influência sobre eles.

Um aumento no reconhecimento que os adolescentes podem alcançar grandes coisas está por trás do esforço nacional para melhorar a educação nas nossas escolas secundárias. A base da premissa que nenhum menino fique para trás, reside na promessa de elevar as normas educativas para todas as crianças e ajudar todas as crianças a alcançá-las. Para promover esta meta, os governos comprometem-se a promover os melhores programas de ensino. Os professores altamente capacitados e a instrução baseada nas últimas pesquisas científicas, podem assegurar que as melhores estratégias educativas e os programas de mais alta qualidade atinjam todas as crianças para verdadeiramente assegurar que nenhum menino fique para trás. O blogue A Escola de Pais pretende oferecer aos pais as pesquisas científicas e a informação prática mais recentes para os ajudar a apoiar a suas crianças em casa e na escola.

Não é fácil ser pai de um adolescente. Muitas influências externas distraiem-nos e complicam os nossos esforços. O cansaço, a ansiedade, a falta de apoio e os recursos limitados podem complicar as nossas intenções de ser tudo o que queremos ser para os nossos filhos. Mas não importa quais sejam os nossos obstáculos, todos compartilhamos uma grande meta: Ser os melhores pais para nossos filhos. Esperamos que os senhores sintam que este blogue lhes seja útil nos vossos esforços para alcançar esta meta.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?