2006/02/07

 

Alguns obstáculos, mas não montanhas


Mencione que tem filhos adolescentes e outros adultos irão responder-lhe com um olhar de "quanto o sinto". Talvez eles imaginem quartos onde o trabalho de casa perdido compartilha espaço no apartamento com sacolas de batatas fritas vazias e roupa suja.

Mas as preocupações dos pais costumam ser mais sérias do que quartos desordenados. Eles preocupam-se pelos problemas que os jovens de hoje enfrentam a miúdo: as emoções turbulentas, as pressões dos amigos, pouca motivação, as drogas, o álcool e a gravidez.
Um passo muito importante para ajudar a seu filho — e a você mesmo — é aprender tudo o que possa sobre o mundo em que vivem os adolescentes, o mundo fascinante, confundido e maravilhoso da faixa etária entre os 10 e os 14 anos de idade.

Entre os 10 e os 14 anos de idade, as crianças mudam física, emocional e mentalmente. Todas estas mudanças podem desequilibrar as vidas dos adolescentes e as dos seus pais. Podem surgir problemas maiores, especialmente entre aquelas crianças que por outras razões já estão em risco de fracasso escolar.

Por outro lado, se você fala com os adultos que trabalham com adolescentes —professores, conselheiros escolares e directores — você verá outro ponto de vista. É certo que os adolescentes costumam ser frustrantes e desafiantes e que podem acabar com nossa paciência. No entanto, também é certo que estes mesmos rapazinhos costumam ser graciosos, curiosos, dotados com uma grande imaginação e ansiosos por aprender. Tal como o confirmam os estudos dos cientistas, a maioria dos adolescentes enfrentam alguns obstáculos, mas não montanhas insuperáveis. Eles (e os seus pais) podem entrar em terreno difícil, mas superam-no durante a adolescência para se tornarem em pessoas adultas que desenvolvem a sua carreira, entabulam relações significativas e se transformam em bons cidadãos.

A jornada durante estes anos difíceis facilita-se quando os pais, as famílias e os guardiães aprendem tudo o que podem sobre esta etapa na vida das crianças e quando lhes dão apoio. Este blogue foi desenhado com este propósito em mente. Arrecada informação baseada nos estudos de cientistas e em entrevistas com professores, conselheiros e directores escolares que se destacaram — e que também são ou foram pais de adolescentes. Este blog propõe responder às perguntas e preocupações que os pais dos adolescentes costumam compartilhar:

Como vai mudar meu filho entre os 10 e os 14 anos de idade?
Que posso fazer para ser um bom pai com meu adolescente?
Como posso melhorar a comunicação com meu filho?
Que liberdade lhe devo dar?
Como posso ajudar o meu filho a ter maior confiança em sim mesmo?
Como o posso ajudar a formar boas amizades e a resistir à pressão negativa de outros?
Que posso fazer para que os media não tenham uma influência negativa no meu filho?
Como é a escola para os adolescentes?
Qual é a melhor maneira de manter-me activo nas atividades escolares do meu filho?
Que posso fazer para que meu filho tenha sucesso na leitura?
Como posso motivar a meu filho para que aprenda e se destaque dentro e fora da escola?
Que posso fazer para que meu filho desenvolva valores morais e saiba distinguir entre o bom e o mau?
Como posso saber — e o que devo fazer — se meu filho tem um problema sério?

A jornada durante estes anos difíceis se facilita quando os pais, as famílias e os guardiães aprendem tudo o que podem sobre esta etapa na vida das crianças e quando lhes dão apoio.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?