2006/02/09

 

Mudanças - Mudanças emocionais

Mudanças emocionais

A maioria dos especialistas acham que a ideia que os adolescentes são regidos pelas "hormonas descontroladas" é um exagero. Não obstante, esta é uma idade cheia de mudanças rápidas no seu estado emocional, o mau génio e uma grande necessidade pela privacidade, assim como a tendência a serem temperamentais. As crianças pequenas não podem pensar muito no futuro, mas os adolescentes sim podem e costumam fazê-lo com frequência — o que resulta em que se preocupem com o futuro. Alguns poderiam preocupar-se excessivamente no:

- seu rendimento na escola;
- a sua aparência, o seu desenvolvimento físico e a sua popularidade;
- a possibilidade que um do seus pais morra;
- serem agredidos na escola;
- a violência escolar;
- não terem amigos;
- as drogas e o álcool;
- a fome e a pobreza no país;
- o fracasso em obter emprego;
- bombas nucleares ou ataques terroristas no país;
- o divórcio de seus pais; e
- a morte.

Muitos adolescentes são um pouco retraídos. E dado que as mudanças físicas e emocionais são drásticas, também costumam ser muito sensíveis sobre si mesmos. Talvez se preocupem por algumas qualidades pessoais ou "defeitos" que para eles são algo muito importante, mas que para outros são inconsequentes. (Eles pensam: "Não posso ir à festa esta noite porque todos se vão rir da testa do tamanho de uma bola que trago na frente." Realidade: A testa é pequenina e é escondida pelo cabelo.) Um adolescente também pode estar bastante absorvido em si mesmo. Pode crer que ele é a única pessoa no mundo que sente como ele, ou que tem as mesmas experiências, ou que é tão especial que mais ninguém, especialmente sua família, o pode compreender. Esta crença pode contribuir para os seus sentimentos de solidão e isolamento. Além disso, o enfoque em sim mesmo pode afectar a maneira em que o adolescente se relaciona com familiares e amigos. ("Não posso suportar que me vejam sair do cinema com a minha mamã!")

As emoções do adolescente às vezes parecem exageradas. A suas acções são inconsistentes. É normal que os adolescentes mudem repentinamente de estado emocional, entre a felicidade e a tristeza, entre sentir-se inteligentes ou estúpidos. De facto, alguns especialistas consideram que a adolescência é como uma segunda infância adiantada. Como explica Carol Bleifield, uma conselheira escolar de nível secundário em Wisconsin, "Por enquanto querem que se os trate e se lhes trate como a um menino pequeno. Mas mais cinco minutos depois querem que os adultos se afastem deles, dizendo, 'Deixa-me fazê-lo sozinho'". Pode ser benéfico se você os ajudar a compreender que estão a atravessar uma etapa com muitas e grandes mudanças, mudanças que nem sempre parecem resultar em progresso."

Além das mudanças emocionais que eles sentem, os adolescentes exploram várias formas de expressar as suas emoções. Por exemplo, um jovem que anteriormente cumprimentava os seus amigos e visitas com abraços afectuosos, pode de repente mudar para um adolescente que cumprimenta com o mais leve reconhecimento. Similarmente, os abraços e beijos que antes expressavam o seu amor pelos seus pais agora transformam-se num afastamento e uma expressão de, "Deixa-me, mamã". É importante lembrar que estas são mudanças às formas em que eles expressam os seus sentimentos e não mudanças aos sentimentos em si pelos seus amigos, seus pais e outros familiares.

Mas esteja atento por sinais de mudanças emocionais excessivas ou por períodos de tristeza de longa duração. Estes sinais podem indicar problemas emocionais severos. (Para maior informação, veja a futura secção titulada Problemas.)

Comments:
O que é adolescência?
 
Pesquisei no google:Mudanças emocionais da 2ª infância e apareceu sobre a adolescencia
¬¬ APRENDE A COLOCAR NO LUGAR CERTO
 
este site e muito bom para os adolesentes defecientes!!!!!!!!!XD LOL
 
vcs escreveram tudo errado onde ja se viu 'sozinho' ter acento?
 
Obrigado, Anónimo/a. Já corrigido (a explicação "emocional" é que "sózinho" não queria estar "sozinho", por isso demos-lhe a companhia do acento:). Mas escrevemos mesmo "tudo errado" ou foi só "sozinho"?:)
 
Muito obrigado, to pesquisando a muito tempo e finalmente achei. :D vlw
 
É sempre muito difícil lidar com o adolescente, mesmo que seja sua segunda experiência, pois cada um é um. Ler este artigo renovou minhas idéias e me fez lembrar que assim como vem derrepente as mudanças, elas se encaixam em nossas vidas e então descobrimos outra fase de prazer, pois,passamos a ter um grande companheiro ou companheira quando começamos entender suas necessidades.
Abraço Maria Luísa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?