2006/02/09

 

Mudanças - Mudanças físicas


Como vai mudar o meu filho entre os 10 e os 14 anos de idade?

Todas as pessoas crescem e mudam ao longo de sua vida, mas durante os primeiros anos da adolescência, a rapidez destas mudanças é particularmente evidente. Consideramos que aos 10 anos de idade ainda são crianças; mas pensamos que ao chegar aos 14 anos, eles são "quase adultos". Dá-nos gosto ver as mudanças mas também são-nos um pouco difíceis de lidar. Quando as crianças são pequenas, é mais fácil prever quando vai chegar uma mudança e que logo se manifestará. Mas durante os primeiros anos da adolescência, a relação entre a idade verdadeira de um menino [ *** ] e os índices de seu desenvolvimento atenuam-se. A forma exacta em que os rapazinhos se desenvolvem nestes anos é influenciada por vários factores: por exemplo, a genética, as famílias, os amigos, os vizinhos, os valores e outras forças sociais.

Mudanças físicas

Ao entrar na puberdade, os adolescentes passam por grandes mudanças físicas e não só em relação com a sua estatura e figura mas também noutras formas, tais como o desenvolvimento dos pêlos púbicos e nas axilas, assim como o cheiro que exala dos seus corpos. Nas jovenzinhas, as mudanças incluem o desenvolvimento dos seios e o começo da menstruação; nos varões, as mudanças incluem o desenvolvimento dos testículos.

Nem todos os adolescentes começam a puberdade à mesma idade. Nas raparigas, estas mudanças podem chegar entre os 8 e os 13 anos de idade; nos rapazes geralmente a puberdade começa dois anos depois. Este é a etapa durante a qual as características físicas variam mais entre os companheiros de classe e entre os amigos — alguns podem crescer tanto que, ao terminar o ano lectivo, já não cabem nas carteiras que se lhes atribuíram no início do ano lectivo. Para outros, as mudanças chegam mais devagar.

Os primeiros anos da adolescência trazem consigo novas preocupações sobre a auto-imagem e a sua aparência física. Jovens de ambos géneros que anteriormente não se preocupavam com a aparência agora investem horas frente ao espelho, preocupando-se ou queixando - se — seja por serem muito altos, baixinhos, gordos ou magros, ou pelas suas lutas contra a acne. Nem todas as partes do corpo crescem na mesma altura nem com a mesma rapidez. As mãos e os pés, por exemplo, podem crescer mais rápido que os braços e as pernas. Já que o movimento do corpo requer da coordenação das suas partes — e estas partes vão mudando ao seu próprio passo — os adolescentes podem ser desastrados nas suas actividades físicas.

A rapidez do crescimento físico e o desenvolvimento podem influenciar outros aspectos da vida do adolescente. Uma menina de 11 anos que já chegou à puberdade terá interesses diferentes aos de uma menina que não a alcança até os 14. Os adolescentes que se desenvolvem muito cedo ou demasiado tarde têm as suas preocupações particulares. Os que se desenvolvem muito atrasados (especialmente os varões) podem sentir que não podem participar nas actividades físicas e competir com os companheiros mais desenvolvidos. Os que se desenvolvem muito cedo (especialmente as meninas) podem sentir-se pressionadas por entrar em situações adultas antes de estarem preparadas emocional ou mentalmente para enfrentá-las. Os efeitos da idade na qual começam as mudanças da puberdade, combinados com as formas com que os amigos, os companheiros, as famílias e a sociedade em geral respondem a estas mudanças, podem ter efeitos a longo prazo sobre um adolescente. No entanto, a alguns adolescentes agrada-lhes desenvolverem-se diferentemente de seus amigos. Por exemplo, talvez desfrutem de certas vantagens, especialmente nos desportos, que o desenvolvimento precoce lhes oferece sobre os companheiros que amadurecem mais lentamente.

Não importando como se desenvolvam, muitos adolescentes têm uma perspectiva distorcida sobre si mesmos e necessitam que se lhes assegure que as diferenças na rapidez de seu desenvolvimento são normais.

***Nota: Neste blogue usamos o género masculino e feminino alternadamente, usando por vezes "menino" e às vezes "menina." A nossa intenção é a de simplificar a linguagem. Fica entendido, no entanto, que todas nossas recomendações sobre a leitura se aplicam da mesma maneira às meninas e aos meninos.

Comments:
axei intereçante

xD

m ajudou mto a fazer o meu trabalho de ciências

xP
 
axei intereççante


xd

m AJUDOU MTO A FAZER O MEU TRABALHO DE MURAL

XPPXPXPXPXPX
 
"axei intereçante" ? meu deus do céu, esse cara ta na escola? *o*
 
achei bem legal gostei muito...
 
É bom ter sido útil. Obrigado a todos pelas visitas e pelos comentários (mesmo os com erros;)
 
gostei muito , e tambem me ajudou na liçao de casa.
Muito legal,e super intereçante
 
gostei é interessante e me ajudou no trabalho da escola xauuuuuu bigadu!!!!♥♥
 
gostei muito isto ajudoume no trabalho da escola e ainda tiroume algumas duvidas
 
gostei muito deste site!
e é interesante porque é nesta altura que me esta a contecer!
xd... lol...
 
adorei este site é mesmo uma grande ajuda para nós porque estamos a passar por esta faze!!!
adeus
 
continuem a fazer estes sites muito interesantes como este.
LOL!!!
 
este site ajuda muito para os bebes!!!estou a bricar
 
nós estamos adorar este site ajuda muito quem vem o ver e principalmente para quem esta a fazer um trabalho de "A puberdade e as mudanças fisicas"...
LOL!!!!!!!!!!!!
 
tambem podiam arranjar um site tipo este mas a falar sobre as mudanças psicologicas
 
arrangem mais sites porque este é uma maravilha
 
arrangem mais sites porque este é uma maravilha
 
# muiitoo interessantee m ajuudou muitoo a fazer meu trabalhOo de ciênciaas ...
 
hiiii é mel
 
Realmente esse povo n ta na escola: "axei intereÇante" ??
kkk
 
ficou uma droga pois nao consegui nada de mais
 
muito fiche
Beijos
pessoal
 
muito fiche
Beijos
pessoal
 
muito fiche
Beijos pessoal
 
muito fiche
Beijos pessoal
 
muto fixe porreiro
 
intrecante
 
axei diferente tanbem mas em conpesaçao adorei.
 
ajudou-me imenso para um trabalho!
Obrigada^!
 
ajudou-me imenso para um trabalho!
Obrigada^!
trabalho de A.P, sobre a sexualidade!
 
Super bacana Cueti demais
 
interressante levei 10 no trabalho de ciencias
 
oi bom
me ajudou na liçao de casa
e me mostrou fazes da vida que eu estou conhecendo agora
 
legal de ++++
 
Ajudou-me a fazer o meu trabalho de ciências.

Gostei muito
 
gostei muito achei muito educativo bjss!!!!!!!!!!!!!
 
(:
 
amei de paixaaaaaaaaaaoooooooo este texto
 
ajudou a fazer o meu trabalho de ed.fisica
 
Ajudou bastante na minha reportagem de Ed . Física
 
É MEL LADO
 
Achei interessante... e me ajudou a fazer a tarefa de portugues...
 
Melhora seu português por favor depois cria um blog
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?