2006/04/19

 

A Independência (10): Assegure-se que as acções trazem consequências

Se você diz ao seu filho que deve chegar a casa às 10 da noite, não ignore sua chegada a casa às doze. Você perde a sua credibilidade com o seu filho se não o faz sofrer as consequências por ter chegado duas horas atrasado. No entanto, o castigo deve ser proporcional à ofensa. Um castigo de seis semanas interfere com os planos de toda a família. É melhor falar com ele sobre como o seu atraso o afectou a si. Não tem descansado à sua espera. Mas você ainda tem que se levantar à hora do costume de manhã, preparar o café da manhã, fazer os trabalhos da casa e ir para o trabalho. Mas a falta de consideração do seu filho causou-lhe vários inconvenientes, portanto ele terá que fazer-se responsável por alguns de seus deveres para que você possa ir para a cama cedo amanhã.

Finalmente e apesar de tudo o que se escuta ou se lê, os adolescentes confiam nos seus pais mais que em nenhuma outra pessoa para guiar a formação de suas vidas. No que à moral e à ética concerne, crenças políticas e religiosas, os adolescentes quase sempre têm mais em comum com os seus pais que o que eles se dão conta. Como pai de família, procure além do superficial, mais profundamente que o que o comportamento sugere para descobrir a pessoa que seu adolescente está a ponto de tornar a ser. Seu adolescente talvez queira tingir o cabelo de roxo, ou fazer perfurações em todo o corpo, mas estas expressões podem não estar relacionadas com quem ele é e quem chegará a ser. Mas se bem que muitos dos comportamentos do seu adolescente não sejam de maiores consequências, alguns não só podem ser prejudiciais como mortais.

Os pais necessitam falar com os seus filhos e aclarar-lhes que muitas das ameaças à sua saúde e felicidade no futuro não sucedem por acaso, se não porque assim o escolheram — decisões como beber álcool e conduzir, fumar, consumir drogas, entrar na actividade sexual e abandonar os estudos.

As investigações indicam que os adolescentes que exercem um comportamento arriscado têm mais probabilidade de exercer outros, então os pais devem ser directos e francos e falar a seus filhos sobre as consequências mortais que comporta abrir essa caixa de Pandora.

(Conclusão do capítulo)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?