2006/03/06

 

A independência (1)


Quanta liberdade lhe devo dar?

Quando as crianças entram na adolescência pedem que seus pais lhes dêem maior liberdade. Por outro lado os pais têm que balançar entre o seu desejo de fomentar maior confiança em si mesmos, maior capacidade por valer-se por si mesmos e o conhecimento que o mundo pode ser um lugar muito perigoso e ameaçador para a saúde e a segurança das crianças.

Alguns pais dão-lhes muita liberdade em certas coisas indevidas, ou dão-lhes muitos privilégios antes que os adolescentes estejam adequadamente preparados para eles. Outros pais pecam por manter um controle muito rígido com os filhos, negando-lhes as oportunidades que necessitam para amadurecer e aprender a tomar decisões por si mesmos, e aceitar as consequências das mesmas.

Os estudos científicos indicam-nos que os adolescentes se desenvolvem melhor quando mantêm uma ligação forte com os seus pais mas ao mesmo tempo se lhes permite ter os seus próprios pontos de vista e inclusive estar em desacordo com eles. Aqui lhes damos alguns conselhos para poder balançar entre a proximidade e a independência:

(Continua)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?