2006/02/16

 

Como ser um pai/mãe eficaz

Que posso fazer para ser um bom pai/mãe com o meu adolescente?

Os pais frequentemente envolvem-se menos nas vidas de seus filhos quando estes entram na secundária. Mas um adolescente necessita da mesma quantidade de atenção e amor de você como quando era menor — e talvez mais um pouco. Uma boa relação com você e os outros adultos é a melhor defesa para seu menino à medida ele que vai crescendo e explorando mais. Para que quando chegue a adolescência, você já terá tido anos de experiência com ele; o pai do bébé de hoje será o pai do adolescente de amanhã.

A sua relação com o seu filho pode mudar — de facto, é quase seguro que deve mudar —à medida que desenvolve as destrezas necessárias para ter sucesso como adulto. Estas mudanças podem ser agradáveis e benéficas. À medida que o seu aluno da secundária se desenvolve mental e emocionalmente, as suas conversações serão mais ricas e substantivas. À medida que os seus interesses se desenvolvem e aprofundam, o seu adolescente irá ensiná-lo — como lançar uma bola de futebol, o que está a suceder na câmara da cidade ou na política do país, ou os méritos de um novo livro.

O povo português possui uma grande variedade de atitudes, opiniões e valores. Os portugues têm diferentes idéias e prioridades, as quais afectam a maneira como criamos a nossos filhos. Apesar destas diferenças, as pesquisas científicas demonstraram que os pais eficazes possuem as seguintes qualidades em comum:


- Demonstram amor. Quando as crianças se portam mal, nós pudemos enervar-nos ou ficar chateados. Nós também podemos sentir-nos miseravelmente porque estamos zangados ou preocupados. Mas estes sentimentos não querem dizer que não amámos as nossas crianças. Os adolescentes necessitam de adultos com que possam contar —pessoas que formem uma ligação com eles, que comuniquem com eles, invistam tempo com eles e demonstrem interesse genuíno pelo seu bem-estar. Assim aprendem a cuidar e amar a outras pessoas. Segundo a conselheira escolar Carol Bleifield, "Os pais podem amar os seus filhos sem necessariamente amar o que fazem — e as crianças devem confiar que isto é certo".

- Dão apoio. Os adolescentes necessitam apoio enquanto batalham com problemas que talvez os pais e as famílias não pensem que são tão importantes. Necessitam elogio quando deram o seu melhor esforço. Necessitam alento para desenvolver os seus interesses e as suas características pessoais.

Os adolescentes necessitam adultos com que possam contar—pessoas que formem uma ligação com eles, que comuniquem com eles, invistam tempo com eles e demonstrem interesse genuíno pelo seu bem-estar.

- Fixam limites. Os adolescentes necessitam pais ou outros adultos que lhes dêem estrutura e supervisão de maneira consistente, firme e adequada para a sua idade e etapa de desenvolvimento. Os limites ajudam a manter emocionalmente seguras todas as crianças e adolescentes. Carole Kennedy é uma ex-diretora da secundária e presidente da Associação Nacional de Diretores de Nível Primário. Ela o expressa da seguinte maneira, "Eles necessitam que os pais lhes digam, "Não, não pode ir ao shopping o dia todo ou ao cinema com esse grupo de rapazes". A psicóloga Diana Baumrind identifica três tipos de pais: autoritários, permissivos e com autoridade especialista. Ao analisar os resultados de mais de 20 anos de pesquisa, ela e seus colegas descobriram que para serem pais eficazes, o melhor é evitar os extremos. Os pais autoritários que impõem regras rígidas e esperam que os filhos sempre obedeçam ou os pais permissivos que têm poucas regras e dão muita liberdade aos seus filhos, são os pais que provavelmente terão mais dificuldades com seus filhos. As crianças correm muito risco de sofrer consequências negativas emocionais e no seu comportamento. No entanto, os pais com autoridade especialista, que fixam limites claros e com boas explicações, tendem a ter menos dificuldades com os seus adolescentes. "Fá-lo porque eu digo" talvez não lhe rendeu muitos bons resultados com o seu menino quando tinha 6 anos, e agora que é um adolescente, lhe renderá ainda menos. (Para maior informação sobre como fixar limites, veja a seção titulada A independência.)

- Dão bons exemplos. Os adolescentes necessitam bons exemplos. Tente viver com o comportamento e os valores que o senhor espera que seu filho desenvolva. As suas acções dizem muito mais que suas palavras. Se o senhor fixa metas altas para si mesmo e trata a outras pessoas com amabilidade e respeito, é mais provável que seu menino seguirá o seu exemplo. Enquanto os adolescentes exploram diferentes possibilidades sobre quem querem ser, eles procuram exemplos entre os seus pais, seus companheiros, personalidades famosas e outras pessoas para definir quem serão.

Se o senhor fixa metas altas para si mesmo e trata a outras pessoas com amabilidade e respeito, é mais provável que seu menino seguirá seu exemplo.

- Ensinam a responsabilidade. Ninguém nasce a saber como actuar responsávelmente. O sentido de responsabilidade forma-se com tempo. À medida que as crianças crescem, eles aprendem a fazer-se cada vez mais responsáveis por:
- fazer seus deveres, como trabalhar no quintal, limpar os seus quartos, ou ajudar a preparar a comida, deveres que contribuem para o bem-estar familiar;
- terminar sua tarefa sem que se lhes exija;
- envolver-se em actividades comunitárias;
- procurar formas de ajudar as outras pessoas; e
- fazerem-se responsáveis pelas boas e as más decisões que tomam.

- Fornecem uma variedade de experiências. A adolescência é uma boa etapa para explorar novas áreas e fazer novas coisas. O seu adolescente talvez tente novos desportos, ou novos interesses académicos ou leia novos livros. Talvez experimente com diferentes tipos de arte, ou queira aprender de diferentes culturas ou sobre carreiras e tome parte em actividades comunitárias ou religiosas. Segundo seus recursos, o senhor pode abrir portas ao seu filho. O senhor pode apresentar-lhe novas pessoas e novos mundos. Ao fazê-lo talvez o senhor recupere o seu interesse ou talentos que ignorou durante anos, e pode dar um bom exemplo para o seu filho. Não se desalente quando os interesses do jovem mudem.

- Demonstram respeito. É muito tentador qualificar a todos os adolescentes como rebeldes e difíceis. Mas estes rapazinhos variam tanto entre si como as crianças em qualquer outro grupo. Seu filho necessita que se o trate com respeito, o qual requer que o senhor reconheça e aprecie as suas diferenças e que o trate como um indivíduo. O que também requer que o senhor lhe demonstre compaixão ao tentar ver as coisas desde o seu ponto de vista e considerar as suas necessidades e sentimentos. Ao tratar o seu adolescente com respeito, o senhor ajuda-o a encontrar prazer no bom comportamento.

Não existem os pais perfeitos. Mas tenha em mente que uma má decisão tomada durante um dia difícil (ou uma semana ou um mês) não terá um efeito negativo de longa duração na vida de seu filho. O que mais importa para ser um pai eficaz é o que o senhor faz ao longo do tempo.

Comments:
adorei este pequeno texto...esta muito bem escrito...fiquem bem e a escrever assim!!
 
gostei muito deste comentário e é muito bom que alguém se posicione também com o objetivo de ajudar aos pais a se voltarem mais para seus filhos e amá-los assim como precisam ser amados.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?